Ter aquecimento em casa durante o inverno deixou de ser luxo e tornou-se uma necessidade. Principalmente se puder ter esse conforto em toda a casa!
Existem muitas vantagens na aquisição deste sistema de aquecimento das quais mencionamos as principais:
Menos gastos e mais economia – O piso radiante elécrico tem uma perda de calor muito inferior em relação a outros sistemas de aquecimento, por consequência, os custos com energia elétrica também são menores
Com o custo de energia reduzido, é possível ter até 50% de economia na conta de energia.
Aquecimento rápido e constante – Os cabos de aquecimento do piso radiante elécrico proporcionam aquecimento mais rápido que os demais sistemas, e como não há tantas perdas de calor, este aquecimento é constante e regular.
Além disso, através da precisão dos termostatos, é possível regular a temperatura a níveis bem determinados , proporcionando um ambiente mais homogêneo e confortável.
Ambiente mais espaçoso – devido ao sistema de aquecimento eléctrico estar instalado abaixo do pavimento, ele fica completamente invisível. Diferente dos radiadores de parede que ocupam cerca de 15 centímetros de profundidade e 1 metro de largura em uma divisão. Ou seja, não toma espaço útil, nem tão pouco prejudica a estética e a decoração.
Instalação simples e prática – É indiscutível a facilidade da instalação do piso radiante eléctrico em relação a outros sistemas. Seja numa casa nova em construção ou em remodelação, o processo é rápido e muito eficiente.
Instalação em qualquer tipo de revestimento – A instalação pode ser feita em qualquer tipo de piso: madeira, carpete, pedra, piso laminado, vinílico ou qualquer outro revestimento o que possibilita grande versatilidade em relação a escolha dos pavimentos.
Segurança e eficiência – Este sistema de aquecimento não tem pontas afiadas, fios visíveis, e nem zonas extremamente quentes, que possam causar incêndios ou queimaduras. E todo o seu controlo é no termostato que é visível. Desta forma, não precisa se preocupar com a segurança da sua família por causa do aquecimento.
Menor custo de instalação e manutenção – É indiscutível que esse é um dos mais procurados benefícios do sistema. O investimento para a instalação do piso radiante eléctrico é um dos menores, em relação aos outros sistemas. Além disso, não necessita de manutenções, a não ser a troca periódica do termostato ao fim de alguns anos.
Controlo de temperatura personalizado – O piso radiante eléctrico possibilita que a temperatura seja controlada de acordo sua comodidade e conforto, o que não acontece com alguns tipos de aquecimento em que o controlo é centralizado. Uma vez que os termostatos são bastante precisos, existe a opção de o controlo de temperatura ser igual em toda a casa, ou controlada de maneira independente. Desta forma, cada espaço tem um termostato digital que pode ser regulado e programado a longo prazo. E com os termostatos WIFI e uma aplicação que permite controlar os termostatos através do seu telemóvel, pode verificar e controlar a temperatura em cada uma das divisões da casa.
Melhor design e acabamento – Extremamente discreto, o piso radiante eléctrico proporciona um ótimo acabamento. Assim, ele praticamente não é notado. O único indicativo da sua presença é o pequeno termostato de cada divisão. Dessa forma, o destaque do ambiente será a decoração planeada para o local.
Atmosfera agradável todo o tempo – Diferente dos outros sistemas de aquecimento, o piso radiante eléctrico não deixa o ar seco, pois não aquece o ar e não queima oxigênio. Isso ocorre porque o aquecimento acontece por radiação de calor de modo que, não altera as características do ar, mantendo o ambiente sempre agradável.
Menos humidade e mais conservação – Locais muito húmidos favorecem o surgimento de mofo e bolores. Assim, a humidade pode ser um grande problema, danificando móveis, roupas e causando alergias. Com o piso radiante elétrico, a humidade da sua casa pode ser eliminada. Ao gerar calor, este sistema de aquecimento elimina a humidade de pisos e paredes.
Sustentabilidade – Uma última vantagem a destacar é a sustentabilidade que este sistema proporciona. Veja que a questão ambiental, mais do que nunca, precisa ser considerada. Nesse sentido, o piso radiante elétrico é o melhor ao não gerar combustão de gases e ao não utilizar recursos naturais. Ademais, ao consumir menos energia para funcionar, causa menos impacte no meio ambiente ou seja “Conforto com Segurança e Energia Limpa”!
Maior economia de energia: Se for bem gerido com uma correta programação dos termostatos o sistema pode baixar os custos de energia porque pode utilizar baixas potencias para áreas grandes e controlar temperaturas baixas com uma boa sensação térmica. E isto é possível porque o calor esta no chão perto das pessoas, abrangendo toda a área da divisão distribuindo o calor de forma uniforme e sem tantas perdas de calor pelo teto e pelas janelas e portas.
O piso radiante elétrico tem custos de investimento baixos, uma duração muito longa e e uma opção de aquecimento quase obrigatória se estiver a construir uma casa ou a alterar o pavimento.