Como funciona o piso radiante hidráulico?
O piso radiante hidráulico (com aquecimento a água) consiste na instalação e utilização de tubos por baixo do revestimento/ piso, por onde circula água aquecida. Essa água é aquecida por caldeiras e/ou bombas de calor.
Ao circular água aquecida por esses tubos é gerado calor, promovendo o aquecimento das divisões. Nesses tubos, a água atinge uma temperatura entre 30º a 45º.
O Piso Radiante Hidráulico é uma boa opção?
O piso radiante hidráulico requer um investimento de 5 a 7 vezes o investimento com o piso radiante eléctrico e poderá ser interessante em grandes áreas ou se precisar de manter o aquecimento ligado as 24 h durante o tempo frio e se estiver na fase de construção da casa.
Assim, se a sua casa estiver localizada numa região do país em que a época de frio seja longa, o piso radiante poderá ser uma boa opção para obter conforto térmico permanentemente.
Em que situações vale a pena usar Piso Radiante Hidráulico?
Tanto o sistema de piso radiante hidráulico quanto o elétrico são boas opções para a instalação em qualquer tipo de casa.
O investimento inicial será superior no sistema hidráulico e quanto mais eficiente desejar que este seja, mais terá que investir.
No entanto, tal como mencionado anteriormente, dependendo da região de Portugal onde a habitação se encontra, o Piso Radiante Hidráulico pode ser uma boa solução, especialmente se fizer muito frio.
Por exemplo, em regiões como área metropolitana de Lisboa e Algarve, a necessidade de ter o piso radiante ligado é menor, pois faz menos frio. E nesse caso o piso radiante elétrico será uma melhor opção.
Portanto, ambas soluções são “boas” para instalar numa casa nova, mas dependerá do clima que rodeia a sua habitação e do seu poder económico.
Conheça os custos de energia de piso radiante elétrico.
Piso radiante hidráulico vs aquecimento central
Quais as principais diferenças entre ambos sistemas de aquecimento?
Por exemplo, no caso do sistema de aquecimento composto pelo piso radiante hidráulico, este é totalmente invisível, uma vez que é instalado dentro do pavimento, abaixo do revestimento do piso. Assim, não se perde espaço em função de sua instalação. Por exemplo, os radiadores de parede ocupam cerca de 15 centímetros de profundidade e 1 metro de largura em uma divisão.
Por outro lado, a desvantagem do aquecimento central é a “perda de energia”. Os radiadores podem atingir temperaturas perto dos 70 graus Celsius, mas na verdade esse não será o calor que irá sentir. Por outro lado, no piso radiante, o calor é gerado de forma uniforme e sentirá a casa um maior conforto térmico.
Assim, tanto o Piso Radiante Hidráulico, assim como o Piso Radiante Elétrico, são ótimas alternativas a métodos convencionais de aquecimento de uma habitação, especialmente por ser um sistema mais eficiente e com menos perdas de energia.
Vale a pena instalar piso radiante elétrico ou hidráulico?
Agora, já entendeu que o piso radiante é uma escolha inteligente para gerar conforto térmico, mas…qual o melhor sistema de piso radiante?
Piso radiante elétrico ou hidráulico?
O investimento em um sistema de aquecimento é uma decisão importante, requer pesquisa e um bom entendimento das opções disponíveis. Assim, é possível fazer a escolha da opção mais benéfica, conveniente e que melhor se adaptará a sua residência.
O piso radiante elétrico é uma boa solução, com eficácia comprovada. Além de ser económico, de fácil instalação e ter um ótimo prazo de garantia, também é discreto e sustentável.
O piso radiante hidráulico requer um investimento superior (ao elétrico), mas é também uma boa opção, especialmente em certas condições, como por ex: se tiver uma habitação grande ou residir numa zona com muito frio.
Se estiver interessado em saber mais sobre o piso radiante elétrico, entre em contacto connosco. Fazemos orçamentos sem qualquer compromisso.
O piso radiante faz mal à saúde?
Não há qualquer evidência científica que comprove que o piso radiante faça mal à saúde. Antes pelo contrário. Há alguns benefícios quando comparado com outros sistemas de aquecimento. Por exemplo:
- Não deixa o ar seco
- Pode ajudar a remover a humidade da casa.
O piso radiante hidráulico é compatível com parquet ou pedra natural?
O piso radiante hidráulico pode combinar com praticamente todos os tipos de pavimento, desde que o tipo de piso radiante e o tipo de pavimento tenham essa indicação do produtor. Sugerimos no entanto que verifique que o modelo do pavimento escolhido é estável e resistente à humidade.